Quem somos

 

Nossa História

Na década de 1930, teve início o desenvolvimento industrial no então Melo Viana, na época, Distrito do Município de Antônio Dias. Devido a instalação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, que esteve presente até a década de 1960, fortalecendo a formação de um núcleo urbano, em 27 de dezembro de 1948 culminou na emancipação do então Município de Coronel Fabriciano e somente em 03 de abril de 1955 deu-se início a Comarca de Coronel Fabriciano. Com o passar dos anos, a cidade tornou-se sede para os complexos industriais da Acesita e Usiminas, que foram essenciais para o desenvolvimento da cidade. Diante de tantas modificações territoriais, talvez estejam se perguntando onde eram feitos os Registros imobiliários? Até o ano de 1955 os Registros eram realizados na Comarca de Antônio Dias.

 

A partir de 20 de outubro de 1.955, já instalada a Comarca, iniciou-se às atividades do Cartório de Registro de Imóveis em Coronel Fabriciano, tendo como primeiro Oficial, o Sr. Sérvulo Roque. Essa serventia tinha a competência nos registros dos Municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo. Somente então na década de setenta, ou seja, em 1977 é que fora instalada a Comarca no Município de Ipatinga e, na década de noventa, no ano de 1996 surgiu a Comarca do Município de Timóteo, sendo a prática dos atos relativos a registro de imóveis pertencentes aos referidos Municípios praticados agora nas respectivas Comarcas. Por isso, somos o Coração do Vale do Aço!

Nossa história teve início em 1955 com O Oficial Sr. Sérvulo Roque (tendo nomeado como sua substituta a Srª. Júlia Roque). Na sequência assumiu a Titularidade de Oficial o Sr. Sebastião de Barros Quintão (tendo nomeado como sua substituta a Srª. Helena Lemos Quintão). A partir de então com a saída do então Oficial Sr. Sebastião de Barros Quintão, a delegação foi transferida para a Srª. Helena Lemos Quintão, (tendo nomeado como seu substituto o Sr. Vitório Gonçalves Júnior), estes estiveram com a responsabilidade de zelar pela conservação do acervo imobiliário e praticar os atos relativos aos imóveis, fazendo assim cumprir a lei estabelecida na época, exercendo suas funções até a data de 17 de setembro de 2013 com o falecimento da Oficial. De acordo com a lei vigente na época do falecimento da Sra. Helena Lemos Quintão: “Extinta a delegação a notário ou a oficial de registro, a autoridade competente declarará vago o respectivo serviço, designará o substituto mais antigo para responder pelo expediente e abrirá concurso”, consoante disposto no art. 39, § 2º, da Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994”, o Sr. Vitório Gonçalves Júnior que exercia a função de substituto passou a exercer a interinidade da serventia (tendo nomeado como sua substituta a Sra. Maria Hélida Machado Silveira), até que o concurso estabelecido em lei fosse finalizado e o novo oficial aprovado no processo estivesse autorizado a tomar posse do cargo de Oficial Titular.

Em 01 de fevereiro de 2018, com a finalização do concurso público de provas e títulos, entrou em exercício, Vinícius Guimarães de Barros Pires da Silva, assumindo como Oficial Titular. Desde então muitas mudanças e modernizações tecnológicas quanto a informatização, viabilização no atendimento à população, melhorias no armazenamento do acervo, foram implementadas, visando a integridade dos documentos arquivados fisicamente e eletronicamente na serventia, simplificando o acesso à informação de forma clara e prestativa, mostrando-se sempre preocupado em desempenhar da melhor forma possível sua função. Com o novo Oficial, foram apresentas significativas mudanças nos serviços oferecidos pela Serventia, dentre elas:

. a emissão das certidões, que antes eram emitidas no prazo de 05 (cinco) dias, passaram a ser emitidas no ato do pedido;

. contratação de mais funcionários;

. a quantidade de guichês da recepção mudou de 2 para 7.

. alterou-se o horário de atendimento ao público, que passou a ser de 10h às 17h, sem interrupção do serviço no horário de almoço;

. o prazo médio de entrega de protocolos simples passou para 2 dias úteis;

. melhorias na estrutura física, gerando mais conforto aos usuários e colaboradores;

. investimento em softwares e equipamentos que tornam o trabalho mais eficiente;

. digitalização e cadastro dos Livros de Transcrição (Livros manuscritos utilizados até 1976), diminuindo o tempo de emissão de certidão e aumentando o tempo de vida dos livros, e outras mais.

Outras adequações estão sendo implementadas e fazem parte do planejamento da Serventia, todas alinhadas com nossa Missão, Visão e Valores.

Texto: Rayane Keturine e Grace Kelly

Edição de imagem: Helen Calais, Indiele Gandra e Thaisy Pontes.